Contemporâneo, sofisticado e cheio de benefícios, o porcelanato é um dos revestimentos mais admirados em projetos residenciais modernos, podendo ser instalado tanto em pisos quanto em paredes, de áreas internas ou externas da casa. Sua crescente disseminação nos projetos residenciais fez com que surgissem também muitas dúvidas com relação às melhores formas de limpeza e cuidado desse revestimento tão querido por consumidores de todo o Brasil.
Respondendo a frequentes dúvidas levantadas por seus clientes, a LUMINAR, decidiu preparar esse guia básico com algumas dicas práticas que irão ajudá-lo (a) a facilmente limpar e manter o porcelanato sempre bonito e com aspecto de novo.
No Pós Obra:
A primeira limpeza após a obra é muito importante para trazer brilho ao revestimento e evitar o surgimento de manchas logo nos primeiros anos. Se bem feita, essa primeira faxina mais “pesada” também vai facilitar a realização da manutenção diária do seu porcelanato. Esta ocasião de limpeza exige um capricho maior, e visa garantir a remoção total de todos os resíduos abrasivos de obras, como cimento, areia e poeira, que podem ficar incrustados sobre a superfície, deixando o porcelanato com aspecto de encardido. Entretanto, antes de iniciar é muito importante esperar a argamassa dos rejuntes secar. Em média, espere de 7 a 10 dias após o assentamento.
A utilização de produtos específicos é importante e, para porcelanatos, recomendamos a aplicação do Limpador Revolution LUMINAR (clique aqui para adquirir). O Revolution foi desenvolvido especificamente para este tipo de revestimento e possui uma fórmula não abrasiva que limpa, mesmo as sujeiras mais difíceis, sem remover o brilho e o acabamento. Ele também possui uma durabilidade maior que a dos limpadores comuns, devendo ser diluído, dentro de um balde, em até 10 partes da água para limpezas pesadas, como é o caso da limpeza pós-obra. Para usar é muito simples: aplique a solução diluída no piso, esfregue (se necessário) e deixe o produto agir por alguns minutos, enxaguando em seguida com água em abundância. É só isso, e o porcelanato fica limpo como nunca, e com uma aparência perfeita!
Piso manchado e/ou encardido
Se o seu porcelanato estiver manchado ou encardido (mais comum em áreas externas), recomenda-se novamente utilizar um produto específico para ele, como é o caso do Limpador Revolution. Neste caso, por se tratar de uma limpeza mais leve, você deverá apenas deixa-lo mais diluído para uso (considere 1 parte do produto para até 20 partes da água, como manda o rótulo). Feita a diluição em um balde, aplique a solução no piso, deixando-a agir por alguns minutos e enxaguando em seguida com bastante água.
Uma curiosidade sobre o Revolution é que, além de alvejar o piso, ele também desinfeta toda a superfície, eliminando 99,9% das bactérias. Tudo isso graças à sua excelente formula, sem cloro, feita à base de peróxido de hidrogênio – um ingrediente que funciona também como um eficiente desinfetante.
Limpeza Diária
Se o seu porcelanato não estiver manchado e nem encardido e o intuito for somente a manutenção da limpeza e do brilho, retire o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias e, em seguida, inicie a limpeza úmida do seu porcelanato com os produtos LUMINAR indicados abaixo. Independente de qual for o seu preferido, jamais aplique produtos de limpeza diretamente em seu piso, ok? Sempre dilua os produtos em um balde com água, conforme instruções do rótulo, e então aplique a solução no piso com um pano úmido bem torcido ou esponja macia.
Dicas para uma maior conservação do revestimento
Além disso, jamais utilize produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio etc.) em alta concentração, pois eles podem causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de dez minutos. Não utilize sobre as peças, portanto, os seguintes itens:
Tomando essas precauções na hora da limpeza, você mantém o seu piso novo por muito mais tempo, aumentando sua vida útil.